Sempre ao Seu Lado - Filme EmocionanteHachi: A Dog's Tale no Brasil, Sempre ao Seu Lado, também chamado de Hachiko: A Dog's Story, é um filme britano-norte-americano de 2009, do gênero drama, dirigido por Lasse Hallstrom, com roteiro de Stephen P. Lindsey baseado na história verdadeira de um cão japonês chamado Hachiho.

Estrelado por Richard Gare, Joan Allen e Sarah, é um remake do japonês Hachiko monogatari.

Sua estreia no Japão deu-se em 8 de agosto de 2009. Nos Estados Unidos, o filme foi exibido nos dias 13 e 14 de junho no Seattle International Film Festival, e lançado diretamente em DVD no dia 9 de março de 2010, devido a problemas financeiros da empresa de distribuição americana. No Brasil, estreou em 29 de setembro de 2009, no Festival do Rio.


Sinopse

Professor universitário adota um cão de rua abandonado, com quem cria laços tão fortes que o animal o acompanha até a estação de trem diariamente quando ele sai para trabalhar e vai "buscá-lo" na hora do retorno.

Um dia, durante a aula, o professor morre, mas Hachiko não desiste de esperá-lo, anos a fio, na esperança de rever seu dono.

Todos os dias na hora que o professor costumava desembarcar do trem, Hachi está lá no local de sempre. Contado com a simpatia das pessoas da estação e até mesmo do trajeto feito pelos dois amigos de casa para ao ponto do trem, ele envelhece e morre no local de espera.

É um filme que você não consegue ir até o final sem que não lacrimeje pelo menos umas três vezes.


Produção

O filme foi baseado na história real do cão japonês da raça Akita chamado Hachiko, que nasceu em Odate, no Japão, em 1923. Mesmo após a morte de seu dono Hidesaburo Ueno em 1925, Hachiko retornou à estação de trem de Shibuya durante todos os dias restantes de sua vida pelos próximos nove anos até sua morte em março de 1935.

Uma estátua de bronze de Hachiko está em frente à Estação de Shibuya em sua homenagem; Hachikō é conhecido em japonês como chuken Hachikō que significa "Hachikō, o cão fiel"; Hachi é o nome do número "oito" em japonês e  significa "afeto.

A maioria das filmagens ocorreu em Woonsocket e Bristol, ambas no estado americano de Rhode Island.

O treinador de animais Mark Harden e sua equipe treinaram os três akitas, Leyla, Chico e Forrest, para o papel de Hachi no filme.