Francisco de Paula Gonzaga, conhecido como Castro Gonzaga, foi um ator e dublador. Ao longo de sete décadas de carreira, participou de trabalhos na rádio, teatro, TV, cinema e dublagem.

Castro Gonzaga nasceu em Cravinhos, São Paulo no dia 28 de fevereiro de 1918. Iniciou a carreira no início dos anos 40, como radio ator.

Ao longo dos anos, trabalhou na Rádio Cultura, Rádio Bandeirantes, Rádio Record e Rádio Nacional, onde atuou em diversos programas, entre eles, a radionovela Jerônimo, o Herói do Sertão, e o humorístico Balança Mas Não Cai, ao lado de Zezé Macedo, Brandão Filho e Paulo Gracindo.

Estreou nos cinemas em 1955, participando de Rio, 40 Graus e o Primo Cangaceiro. Em 1972, atuou ao lado de Pelé no filme A Marcha.

Participou também de dois filmes ao lado dos Trapalhões: Os Trapalhões na Serra Pelada e Os Heróis Trapalhões.

Foi para a televisão em 1956, atuando em diversos programas e teleteatros da TV Rio. A partir daí, também esteve na TV Tupi e na TV Excelsior onde atuou em diversas telenovelas.

Em 1971 foi para a Rede Globo e atuou em Meu Pedacinho de Chão como o coronel Epaminondas Napoleão, papel que reprisaria 12 anos depois em Voltei pra Você.

Interpretou Zico Rosado, fazendeiro que soltava formigas pelo nariz, em Saramandaia, o Coronel Amâncio Leal em GabrielaCapitão Gervásio Lemos em Sinhazinha FlôPerácio Lemos em A Sombra dos LaranjaisOlegário em Ginatio Arquimedes em Quem é Você, e o obstetra dr. Juvenal Moretti em Por Amor.

Atuou também em diversos programas da emissora, como Sitio do Picapau Amarelo, Caso Verdade, Você Decide e Brava Gente.

Castro Gonzaga também fez diversos trabalhos como dublador, sobretudo para a Disney. Entre seus personagens, estão Sr. Darling em As Aventuras de Peter Pan, Coronel Hathi, e Buzzie em Mogli – O Menino Lobo, Stromboli em Pinóquio, Tony em A Dama e o Vagabundo, uma das vozes do Popeye nas dublagens da Cine Castro do personagem, Toro em Toro e Pancho, a Cobrinha Azul, entre outros.

Seu último trabalho na televisão foi na telenovela O Profeta, de 2006. O ator morreu em Petrópolis no dia 2 de outubro de 2007, aos 89 anos, por falência múltipla de órgãos.