Ilka Soares - Atriz - Ilka Soares foi uma das mulheres mais belas do Brasil dos anos 50 e 60, fez sua estreia no cinema em 1949 no filme Iracema (uma adaptação do romance homônimo de José de Alencar). Passou ainda pelos estúdios da Vera Cruz e Atlântida.

Na TV apresentou programas jornalísticos e de variedades. Também foi capa de revistas e desfilou em passarelas como modelo profissional.

Acompanhou o ator Rock Hudson em visita ao Brasil em 1958. Em 1971 começou a atuar no teatro e televisão, destacando-se em telenovelas da Rede Globo como Bandeira 2 (1971), Anjo Mau (1976), Locomotivas (1977), Champagne (1983), Corpo a Corpo (1984) e Mandala (1987). Apresentou também o Jornal de Verdade.

Foi casada com Anselmo Duarte, teve dois filhos: Anselmo Duarte Jr. e Lydia e, com Walter Clark, uma filha: Luciana. Em junho de 1984 foi a brasileira com mais idade (52 anos) a posar nua para a revista Playboy, marca superada em abril de 2003 por Helô Pinheiro, com 57 anos.

Início de Vida

Ilka Hack Soares nasceu em 21 de junho de 1932 em Vila Isabel, Rio de Janeiro, mas durante sua infância morou em Laranjeiras e Botafogo. Morou no Catete também numa época em que seu pai trabalha lá.

Era filha de Elísio Ribeiro Soares, prático de laboratório, e Dona Orminda Hack. Seus pais desquitaram-se quando Ilka era jovem resultando na perda parcial de contato com sua família paterna.

A família de sua mãe era de ascendência alemã e francesa sendo o seu avô materno um alemão chamado Joachim Hack, que morreu quando sua mãe tinha apenas dois anos.

Sua carreira iniciou em 1947 devido a um concurso de Miss Brasil promovido pelo Jornal O Globo.

Sua mãe não tinha condições financeiras para comprar vestidos novos a cada semana para Ilka, o que era exigido no concurso, o que a levou a considerar desistir do concurso, mas ela conseguiu um patrocínio para que pudesse prosseguir no Concurso.

Durante o concurso ela conheceu Vitório Cardinalli, Enrico Ferrari e Ugo Lombardi, pai de Bruna Lombardi. Eles a convidaram para participar de um teste para o filme Iracema, baseado na obra homônima de José de Alencar.

Os testes aconteceram nos Estúdios Carmem Santos, na Tijuca. Foi selecionada e gravaram durante oito meses. Ilka recebeu Cr$ 20 000 cruzeiros para participar do filme. O filme foi lançado em 1949 e, infelizmente, nenhuma cópia resistiu ao tempo.

Ilka logo depois seria contratada pela Vera Cruz. Nesse período ganhava bem o que possibilitava uma vida boa para ela e sua mãe. Nesse período Ilka comprou um carro, apesar de não saber dirigir.

Certo dia Ilka levou Darcy Gonçalves e outras pessoas para um passeio, Dercy ao saber que Ilka não sabia dirigir queria sair rapidamente do carro e exclamava que Ilka era louca, chegaram todas salvas ao destino.

Clarice Lispector assinava algumas colunas da revista Senhor durante 1960 com o nome Ilka Soares. Ilka morava a um prédio de distância de Clarice, no Leme. Ilka encontrou Clarice uma única vez no apartamento da escritora, apesar de terem sido vizinhas por anos.

Namorou durante alguns anos o também ator Miro Cerni, mas o relacionamento acabou no início dos anos de 1950, Miro era muito ciumento. Logo depois se-casaria com Anselmo Duarte, havia conhecendo-o por volta de 1951.

Faleceu em 18 de junho de 2022, na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.