Luthero Luiz - Ator - Luthero Luiz era formado em artes cênicas, em Porto Alegre, começou como ator de rádio em 1952. Transferiu-se para São Paulo no início dos anos 60.

Especializou-se em interpretar personagens simples e de forte apelo regional nas muitas novelas e nos mais de 15 filmes que realizou.

No cinema, destacou-se em comédias como Vai Trabalhar VagabundoO Crime do Zé BigornaGuerra ConjugalLadrões de Cinema e Se Segura, Malandro! Também atuou em dois dos filmes dos Trapalhões, Aladin e a Lâmpada Maravilhosa e O Cangaceiro Trapalhão, ambos interpretando um vilão.

Também fez uma participação na minissérie O Tempo e o Vento produzida e exibida pela Rede Globo entre 22 de abril a 31 de maio de 1985, em 26 capítulos, cujo personagem chamava-se Fandango que aparecia na 4° fase da minissérie.

Em telenovelas seus personagens mais marcantes foram; Lulu Gouveia, em O Bem-Amado; Marciano, em Pecado Capital; coronel Manuel das Onças, em Gabriela; o amigo Bodão de Sassá Mutema, em O Salvador da Pátria, e seu último personagem, o jardineiro Bastião, de O Sexo dos Anjos.

Luthero Luiz nasceu em São Gabriel no Estado do Rio Grande do Sul no dia 5 de janeiro de 1931, onde viveu até os anos 60 quando foi para São Paulo.

Morreu no dia 20 de fevereiro de 1990, de câncer no fígado, no Hospital da Beneficência Portuguesa, na Glória, Rio de Janeiro, deixando em Porto Alegre duas filhas do primeiro casamento e, no Rio, uma do segundo.

Seu personagem na novela O Sexo dos Anjos (1989-1990) ", então em andamento, teve de sair da trama e foi inventada uma viagem de última hora quando ele ganhava na loteria.

Foi sepultado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Na telenovela Roque Santeiro que Luthero Luiz fazia o papel do médico Cazuzinha. Era alcoólatra e só vivia bêbado e sabia de um segredo que poderia complicar a vida de Sinhozinho Malta.

Temendo que isso viesse a acontecer, Sinhozinho cuidou de encarregar seu capataz Terêncio de levar Cazuzinha ao seu engenho de cana e afogar o médico em um tonel de cachaça. Deve ter sido a morte dos sonhos!