Earl Grant nasceu em 20 de janeiro de 1931. Foi um pianista, organista e vocalista americano popular nas décadas de 1950 e 1960.

Grant nasceu em Idabel, Oklahomma. Embora fosse conhecido mais tarde por seus teclados e vocais, Grant também tocava trompete e bateria. 

Grant frequentou quatro escolas de música, tornando-se professor de música. Aumentou sua renda apresentando-se em clubes durante seu serviço militar, durante o qual trabalhou em Fort Bliss, Texas.

Grant assinou com a Decca Records em 1957 e seu primeiro single "The End" alcançou a 7ª posição na Billboard Hot 100 Chat. 

O álbum Ebb Tide (e outros favoritos instrumentais) vendeu mais de um milhão de cópias, ganhando o status de disco de ouro.  

Gravou mais seis singles que chegaram às paradas, incluindo "Swingin 'Gently" (de Beyond the Reef ), e seis álbuns adicionais (no rótulo Decca) até 1968.

Ele também gravou o álbum Yes Sirree! e o álbum instrumental Trade Winds , single-track no órgão Hammond e piano, apresentando o tema do amor do filme El Cid e Chaplin's " Eternally ". 

Este álbum apresentou alguns "cantos de pássaros tropicais" de som realista produzidos por seu órgão elétrico. "House of Bamboo" foi outro single de grande venda. Grant gravou 30 álbuns para a Decca, a maioria no selo Brunswick,

Vários de seus álbuns contaram com o saxofonista tenor Plas Johnson.

Grant também fez algumas aparições em filmes e na televisão, incluindo Tender Is The Nigth (1962), Juke Box Rhythm (1959), It Takes a Thief (1969) e The Ed Sullivan Show (1960). 

 

Grant cantou o tema do título do filme de 1959, Imitation of Life.

Grant morreu instantaneamente em um acidente de carro em Lordsburg, Novo México, aos 39 anos quando o carro que ele dirigia saiu da Interestadual 10, no dia 10 de junho de 1970.

Ele estava dirigindo de Los Angeles para um destino pretendido em Juarez, México, para uma aparição na boate La Fiesta. O filho de 17 anos de seu primo, Roosevelt Wilson Jr., também morreu no acidente.

Em 25 de junho de 2019, a revista The New York Times listou Earl Grant entre centenas de artistas cujo material foi supostamente destruído no incêndio da Universal em 2008