José Jofre Soares usava como nome artístico somente Jofre Soares. Foi um ator brasileiro. Um dos mais destacados atores nacionais. 

Atuou em mais de 100 filmes, entre eles: O Bom Burguês (1979) e O Grande Mentecapto (1989), dirigidos por Oswaldo Caldeira; Terra em Transe (1967), dirigido por Glauber Rocha; Memórias do Cárcere (1984), dirigido por Nelson Pereira dos Santos; Chuvas de Verão (1978) e Bye Bye Brasil (1979), dirigidos por Carlos Diegues e muitos outros. 

Sua carreira de ator começou em 1961, aos 43 anos. Antes disso foi oficial da Marinha por 25 anos. 

Já tinha se aposentado e se dedicava ao teatro amador e ao circo da cidade, no qual era um palhaço, quando o cineasta Nelson Pereira dos Santos o conheceu e o convidou para fazer o filme Vidas Secas, baseado na obra de Graciliano Ramos. 

Sua última participação no cinema foi no filme O Cangaceiro, de Anibal Massaini, onde fazia o papel de um sertanejo. 

Jofre Soares nasceu em 21 de setembro de 1917 - Palmeira dos Índios, AL e faleceu em 19 de agosto de 1996 em São Paulo aos 78 anos de Leucemia. 

Jofre faleceu no Hospital Santa Marcelina, em São Paulo. Já tinha uma semana internado. Quatro meses antes de seu falecimento, Jofre vinha se queixando de fraquezas no corpo. 

A família pensou que era anemia. Os exames mostraram que, na verdade, ele tinha leucemia. A família decidiu não contar ao ator sobre a doença. 

Faleceu pensando que estava anêmico. A Família achava que se fosse contado a verdade, o quadro de saúde do ator poderia piorar.